sábado, 29 de agosto de 2009

Maringá tem a segunda maior frota do Estado

O Diário do Norte do Paraná - De acordo com o Setcamar, Maringá é considerada um dos principais pólos de transporte rodoviário de carga do País

A frota de caminhões de Maringá é considerada a segunda maior do Paraná. Em âmbito nacional, o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Maringá (Setcamar), Geasi Oliveira de Souza, informa que o Estado é o terceiro do País. Fica atrás apenas de São Paulo e de Minas Gerais, respectivamente.

Em relação à contribuição do transporte de carga para a economia nacional, dados do Setcamar indicam que os valores correspondem a 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, 16% do PIB estadual e 25% do PIB de Maringá.

Segundo Souza, a frota de Maringá é composta por 23.153 veículos pesados. “A cidade é um dos principais pólos de transporte rodoviário de carga do País”, garante o superintendente.

O diretor comercial da Germanya, de Sarandi, concessionária da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mário de Moura Júnior, concorda e diz que são emplacados anualmente em Maringá e região em torno de 1.300 unidades de caminhões novos. “O número é positivo e nos coloca em posição de destaque no mercado nacional de caminhões”, afirma.

Ele informa ainda que de janeiro até a metade de março deste ano já foram emplacados aproximadamente 250 caminhões novos em Maringá e região. “Mesmo diante das notícias da crise, o segmento continua otimista e projeta vendas de cerca de 1.200 caminhões para este ano”, diz.

Moura Júnior explica que os meses de janeiro e fevereiro são historicamente mais fracos, por causa do período da entressafra. Nos dois primeiros meses deste ano, no entanto, as vendas apresentaram crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

Sobre os modelos de caminhões, Moura Júnior diz que os destaques em Maringá e região são os chamados leves, trucados e cavalos mecânicos. A linha de extrapesados, porém, é o que tem mais força, já que corresponde a 50% dos veículos vendidos.

Para o diretor da Germanya, o mercado de extrapesados é importante, poque a região é especializada no transporte de grãos, açúcar, combustíveis, entre outros.

29/03/2009

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