domingo, 30 de agosto de 2009

Trem de passageiros desperta o interesse de 13 municípios

O Diário do Norte do Paraná - Prefeitos, representantes do governo e especialistas dão o pontapé inicial ao processo de reativação do trem de passageiros ligando Maringá a Londrina

A expectativa é que até 2010 estejam bem avançados os preparativos para implantação do trem de passageiros entre Maringá e Londrina em um percurso que integrará 13 cidades.

Ontem (26), autoridades do governo federal, estadual e prefeitos da região se reuniram na Universidade Estadual de Maringá (UEM) para debater o assunto. Ficou decidido que a Ferroeste do Paraná será a interlocutora do processo de implantação e a UEM fará o estudo de viabilidade. Por enquanto, não há valores definidos e nem prazos, mas há o esforço para tirar do papel o projeto que existe desde 2000 e estava parado.

Desta vez, a ferrovia na região Norte e Noroeste do Paraná está amparada pelo Plano de Revitalização das Ferrovias do governo federal que se propõe a ativar o transporte ferroviário de passageiros em 14 trechos existentes desde o Estado do Maranhão até Rio Grande do Sul.

“As perspectivas são de que os estudos demorem 6 meses após seu início e depois comece o processo de concessão. Não acredito que esteja funcionando em 2010, mas estará bem avançado”, declara Afonso Carneiro Filho, diretor do departamento de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes.

Para Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, a região está preparada. “Maringá já tem um conjunto de iniciativas que favorece a implantação do transporte ferroviário”, diz referindo-se à infraestrutura preparada pelo município no novo centro.

Para a coordenadora do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, o trem de passageiros reacende velhas lembranças de moradores da região. “É quase um processo de saudosismo”, afirma.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), elogia a estrutura que a cidade já tem. “É a que está melhor preparada para este projeto. No trecho urbano já fizemos o rebaixamento da linha férrea com espaço para linha de trem de passageiros”, destaca.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), afirma que será uma boa alternativa ao transporte rodoviário. “Há um estudo antigo demonstrando a viabilidade desta obra. Londrina e Maringá já tiveram trem de passageiros”, completa.

O prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira (PP), também destaca o desenvolvimento regional. “É viável, um instrumento de integração e desenvolvimento da região. Esperamos que este sonho saia do papel”, declara.

O prefeito de Marialva, Edgar Silvestre (PSB), pontua a economia regional e o turismo. “A expectativa é resgatar algo que teve início na nossa região”, avalia. O prefeito de Paiçandu, Vladimir da Silva (PMDB), reforça a importância da integração entre as cidades da região.

27/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário